domingo, 19 de julho de 2009

Suco verde - o Paradigma da Centrífuga

Como faz agora?
Quebrou uma peça da centrífuga comprada especialmente para dar conta da 'fazeção' do suco verde/da terra de todos os dias...
Menos ruidosa que o liquidificador, com promessas de melhor aproveitamento e mais praticidade. (Isso que nem teclamos no desing...)

Confesso que entre a centrífuga fora de ação e aceitar usar liquidificador + 'panela furada' (coador de voil ou assemelhado sintético) levaram cerca de duas semanas.
É, a preguiça pode acabar com a vida da pessoa.

Sentimos mesmo a falta do suco nestes dias.
O moço aqui de casa até arrumou uma gripe e jogou a culpa na abstinência de suco da terra.

Dei conta de providenciar uma 'panela furada' (0,5m de voil, um tanto de elástico, fogo, alguma habilidade e boa vontade) e reavivar o hábito da ingestão de suco verde aqui em casa, feito agora no liquidificador e coado na panela furada.

Surpresa: o que parecia um incômodo e um atraso, se mostrou bem mais prático, e bem mais rentoso.

Quer saber?
O suco feito no liquidificador e coado na peneira de voil:


  • leva o mesmo tempo pra ficar pronto;
  • o bacaço do suco fica bem mais seco que quando o suco é feito na centrífuga;
  • a mesma quantidade de ingredientes rendeu muito mais suco, cerca de 50% a mais (= bagaço mais seco);
  • o volume gerado de lixo é menor, cerca de 40% a menos (=bagaço mais seco);
  • faz menos sujeira na pia, na hora de higienizar o equipamento.
  • Dicas de ouro para não trupicar e jazer estatelado e desanimado pelo caminho:
  • coloque os ingredientes que 'fazem água' primeiro: pepino, maçã, abóbora, acelga;
  • use uma cenoura como bio-socador no início, pra ajudar a liquidificar;
  • respeite o volume máximo do copo do seu liquidificador;
  • caso necessite dividir os ingredientes em mais de uma leva pra serem liquidificados, use o suco já coado da primeira leva como 'água' para as levas seguintes.

Por Mafê

3 comentários:

Someflower disse...

Olá! Sou eu, a "someflower" da lista do yahoo! Muito obrigada mesmo por partilhar seus conhecimentos. Minha fonte de ensinamento são os livros que leio e vocês!
Quanto ao post, desde o começo fiz o leite da terra com panela furada de voal, que fizemos aqui em casa.
Nunca usei centrífuga. Mas também, só tem 20 dias que estou me alimentando de comidinha viva. Tenho muito o que aprender.
Mas saiba que estou muito feliz. Feliz demais com tudo isso. Mudou o olhar, mudou por dentro. Não sei explicar...
Que bom que vc tem esse cantinho; pelo visto virei muito por aqui!
Beijinhos e tudo de Om!

reiki e yoga disse...

Gente eu faço suco vivo todo dia,mas o meu suco vivo nao tem graos germinados.
Eu faço o seguinte :coloco no lidificador,laranja,inhame,cenoura,couve,alface,maça,pera,maracuja,etc,tudo que tive na geladeira menos melancia e melao que nao pode misturar.Coloco agua ,gelo e adoçante ou açucar e uma polpa de fruta.Bato contando de 01 a 20,depois passo na peneira,com isso passei a dormir sem remedios,abaixou meu colesterol pra 160 ,o normal era 250 ou mais.Acho que e mais pratico,se tiver alguma coisa germinada eu coloco tambem mas nao me atenho a isso eu me preocupo na verdade,sempre ter no meu suco:laranja,cenoura,alguma verdura de folha de preferencia alface que e calmante ou couve que e bom pra tudo e maracuja porque sou muito stressado e tinha dificuldade pra dormir e tambem para baixar a pressao.Eu nao coloco pepino,pois,acho indigesto e gosto de tomar este suco de manha e antes de dormir,tipo uma hora antes.Aproveitem minha ideia e muito mais pratica,quem quiser trocar ideias,meu email e ricardo9156@uol.com.br.
sds
ricardo

Sandro Friedland disse...

Ricardo,
Sua receita não é de suco verde e também não é viva.
É preferível não chamar do mesmo nome para não causar confusão.
O suco verde tem uma forma bem específica de fazer, de forma a dinamizar seus nutrientes e não é adicionada outra água que não a existente nos próprios legumes, para aproveitar sua água estruturada e extremamente digerível.

O suco que você faz é um suco de verduras/legumes adoçado e passado na peneira. Não se compara ao suco verde de verdade.
Não é tão saudável como original, por levar açúcar e adoçante, gelo etc.
O verdadeiro suco verde (suco da terra, leite da terra) não leva açúcar, pois o açúcar é um "alimento" biocida, ou seja, promove a morte das células do organismo, objetivo diametralmente oposto ao da filosofia da Alimentação Viva.
Já os germinados são alimentos muito ricos, cheios de vitalidade, por isso considerados 'biogênicos' - promotores da Vida.
O suco verde verdadeiro também não leva outras frutas além da maçã, para não ocorrer a desestabilização da clorofila - esta que irá promover uma limpeza do organismo.

Nem sempre o mais prático é melhor.

Abraços,
Sandro
escritor do blog.