quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Tenha modos: como comer alcachofras


Sandro:
féfa?
eu comprei alcachofras
me salve
MaFê:
rs!
Sandro:
acho que vou colocar num vaso com água rs
MaFê:
eu já ganhei um buquê assim
quase chorei!
Sandro:
sério?
MaFê:
sério
eu amo alcachofra
amo alcachofra e detesto flor ornamental cortada/morta
o esposo comprou alcachofras uma vez, passou na floricultura e mandou fazer um buquê
e chegou assim em casa...
rs
Sandro:
que legal!
MaFê:
muito!
Sandro:
bom...
MaFê:
lava bem, vê se não tem inquilino entre as pétalas/folhas
cozinha no vapor
depende do tamanho,
em média 20 minutos
Sandro:
inteira?
ou despedaça ela?
MaFê:
inteira.
eu corto o cabo e jogo fora
na hora de comer, muito cuidado
coma a parte tenra das pétalas maiores
eu 'raspo'com os dentes do maxilar inferior,
que nem a gente faz com colher de brigadeiro
chega uma hora que as pétalas ficam pequenas, sem 'carninha'
é hora de ir ao coração da alcachofra
que fica na base da flor
pega uma faca boa e corta na linha que as pétalas que foram retiradas deixaram
cuidado que no meio tem uns pelinhos duros
não coma aquilo, jogue fora
se 'grudar' no coração da alcachofra, lava bem antes de comer para tirar todos os pelinhos duros
eu como sozinha, sem molho nem nada,
é delicada, primorosa
Sandro:
só cozido no vapor, né?
MaFê:
pode cozinhar na água, mas perde vitaminas
se for ao forno, tem de cozinhar antes
só vai no forno para gratinar (é uma no cravo e uma na ferradura: alcachofra pra fazer bem pro fígado, e queijo pra zoar o fígado)
Sandro:
coloca ela de ponta-cabeça no vapor? ou com o fundo pra baixo?
MaFê:
tanto faz
eu ponho do jeito que cabe,
tem umas alcachofras mutantes dos incas venusianos...
Sandro:
o velhinho da feira que me ensinou, pegou um monte de cabo pra fazer “palmito” em casa
MaFê:
cabo de alcachofra?
Sandro:
é. o feirante descascou um e comeu. o miolo do cabo é molinho. até que é gostoso
mas o certo é descascar a parte fibrosa por fora do cabo e cozinhar um pouco antes de servir.
MaFê:
vou experimentar comer o miolo...
Sandro:
vou lá fazer... com umas gotas de shoyo no final... shoyo sem glutamato, claro. porque o glutamato faz mal pra saúde e engorda
MaFê:
vai lá
deguste
é divino!

Um comentário:

Leonardo, Daniela, Júlia, Sophia e Caio disse...

Olá, wow, vc me salvou! rsrsrs
Internet é tudo, né? Ganhei uma alcachofra ao molho de uma amiga e resolvi comê-la no almoço....mas como? Nunca tinha comido e achei que não devia ser certo engoli tanto bagaço....sim, eu tentei!
Digitei no google: "alcachofra como comer" e cheguei aqui! rsrsrs
Não cozinho com frequencia, mas um blog que acompanho dá uma dica de aproveitar o cabo da alcachofra para fazer o recheio. http://www.chucrutecomsalsicha.com/
Obrigada pela ajuda!
Dani