quinta-feira, 2 de junho de 2011

Torta vienense viva

Torta vienense viva com recheio de maçã e canela, cobertura de chocolate vivo e damasco.

Detalhe do recheio de maçã com pecãs


Colocando o recheio na tortinha.
A massa é feita de tâmaras e amêndoas germinadas.


Esta torta não é assada.
Comida viva é que não vai ao fogo acima de 45°C.
Como não vai ao fogo, preserva as vitaminas e enzimas.
A outra vantagem de fazer a comida viva, é que fica muito mais saboroso, porque o gosto da comida não escapa junto com o vapor, como no caso das comidas cozidas e assadas!


Ingredientes vivos.
A maçã, mesmo tirada do pé, não está se deteriorando. Ela ainda tá viva, suas células estão em plena atividade enzimática, convertendo clorofila em açúcares, etc.
É por isso que as frutas amadurecem mesmo fora do pé.
Você pode perceber isso botando a mão em cima de uma maçã na feira. Cada uma tem uma temperatura diferente, de acordo com atividade enzimática ocorrendo dentro dela.
O que acontece é que, quando a quantidade de açúcar dentro da maçã chega a um determinado ponto, as bactérias que moram nela passam a se multiplicar rapidamente. Mas a maioria dessas bactérias são benéficas ou não fazem mal nenhum. Só quando a quantidade de bactérias chega a um ponto intolerável pro nosso organismo, a degradação da maçã é visível e ela se torna ruim de comer.

Mas é bem verdade que quanto mais fresca a fruta melhor, pois deixada no pé ela fica mais doce e armazena mais vitaminas e enzimas.


Partitura da torta pra se basear: http://leitedaterra.webnode.pt/news/torta-vienense/

Nenhum comentário: