sábado, 9 de fevereiro de 2008
Aproveitamento integral dos alimentos
Andei pesquisando mais a respeito do tema, e estou cada vez mais convencido  que podemos jogar quase nada fora.
Por exemplo, se formos comer  mamão, podemos usar as sementes para fazer geléia e as cascas (vitaminas A e  C) para compota. Aproveitamento integral!
Assim, gera economia e diminui  muito o lixo doméstico. Acho que o que falta é apenas lidar com o  preconceito. Redefinir na nossa cabeça o que é considerado "alimento" do que  é considerado "lixo". Ao apresentar essa idéia, uma pessoa de meu convívio  me perguntou: "Mas vamos comer lixo?".
Ora... ela estava acostumada a muitos  anos jogando as cascas das frutas fora, e quando ouviu a sugestão de fazer  uma torta com as cascas de banana, ela logo associou com sua forma de pensar  antiga. "Acho que as frutas e hortaliças são presentes de Deus para nós,  alimentos ideiais. É nosso direito aproveitar tudo o que pudermos desse  presente." - respondi.
Ainda mais quem é vegetariano, e está aprendendo a  "enriquecer" seu prato através de novos costumes. Não deveria perder a  chance de conseguir as vitaminas e benefícios das partes dos vegetais que  geralmente seriam desprezadas.
Para achar a receita, a maneira mais  fácil é pesquisar no google jogando a parte do alimento que você quer  aproveitar "talos de couve", "semente de mamão" e escolher a mais  apetitosa.
Como pontos de partida, podemos listar o site do Ceasa, http://www.ceasacampinas.com.br/as_alimentos_epoca.htm  - Lista de frutas e hortaliças que "dão época" em cada mês do ano. Respeitar  os ciclos da natureza nos ajuda a obter alimentos mais fortes e mais baratos  - e que coincidem com os ciclos do nosso corpo também.
http://www.ceasacampinas.com.br/as_dicas_econ_alim_talos_cascas.htm  - nutrientes de algumas partes dos alimentos.
http://www.sesi.org.br/cozinhabrasil/default.asp?CONT=4  - Programa "Cozinha Brasil" - aproveitamento integral de alimentos. Nem  todas as receitas são vegetarianas (ainda não achei uma 'fonte' de  informação completamente vegetariana, por isso estamos montando este blog...)
Outras dicas, que eu tenho usado em casa, são:
-  Cozinhar com a panela tampada - economiza energia e tempo de cozimento.
-  Aproveitar a água do cozimento de um legume para fazer outro alimento - ex:  faço arroz na água da cenoura. Fica muito gostoso.
- Ter vaporeiras para cada  panela. É muito prático, e os alimentos ficam mais gostosos (preservam o  sabor e vitaminas) e com uma textura bem melhor do que quando cozidos em  água. (Muita gente detesta cenoura porque têm a imagem daquelas cenouras  cozidas em panelas de pressão nas suas mentes... Moles, murchas, descoradas  e sem gosto. Depois de provar cenouras ao vapor - crocantes, saborosas, e  tenras, mudei minha opinião :)
- Usando panelas com vaporeiras dentro, dá  para cozinhar vários itens ao mesmo tempo. Alguns vão na água e outros vão  na vaporeira. Ex: lentilha embaixo e cenouras e batatas em cima.
-  Beterrabas podem ser cozidas junto com o feijão, na mesma panela de  pressão.
- Se for tirar a casca de um alimento, melhor que seja depois de  cozinhar.
- Quase tudo dá pra comer cru, fazendo ralado ou em cubinhos. É  mais rápido, preserva energia e vitaminas.
- Quando foz cozinhar, use fogo baixo, economiza energia
Por Sandro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário