segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Senhora das Especiarias

Recebei esse texto, e gostei... resolvi publicar. A Senhora das Especiarias* "Sou uma Mestra de Especiarias. Sei lidar com as outras coisas também. Mineral, metal, terra e areia e pedra. As gemas, com aquela luz clara e fria. Os líquidos cujos tons ardem em nossos olhos até nada mais enxergarmos. Aprendi isso tudo lá na ilha. Mas as especiarias são a minha paixão. Conheço a origem de todas, o significado de suas cores, os cheiros. Sei o nome original que cada uma recebeu quando a casca da terra se abriu, oferecendo-a ao céu. Tenho o calor de todas correndo no sangue. Do amchur ao açafrão, elas se curvam às minhas ordens. Basta uma palavrinha e elas liberam para mim suas propriedades ocultas, seus poderes mágicos. Sim, todas elas têm uma magia, mesmo essas mais corriqueiras que a gente põe na panela sem pensar. Está duvidando? Ah. Você esqueceu os segredos antigos que as mães de sua mãe sabiam. Aí vai um deles novamente: esfregar no pulso uma fava de baunilha deixada de molho em leite de cabra espanta mau-olhado. E aí vai outro: uma medida de pimenta-do-reino, em forma de crescente, no pé da cama livra a pessoa de pesadelos. Mas as realmente poderosas vêm da minha terra natal, terra de poesia ardente, plumas cor de água-marinha. Poentes vermelho-sangue.É com essas que trabalho. Se você se colocar no meio dessa sala e for se virando aos poucos, vai ver todas as especiarias indianas já existentes - inclusive as extintas - reunidas nas prateleiras aqui da minha loja. Acho que não é exagero meu dizer que no mundo não existe nenhum lugar como esse.(...)" *Assim começa o livro "A Senhora das Especiarias", de Chitra Divakaruni

Nenhum comentário: